NOSSOS PROJETOS

REMER - Rio

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários, voltado para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco social, de ambos os sexos, na faixa etária de 06 a 17 anos, estendendo a atuação aos seus responsáveis e familiares, moradores da favela visando diminuir os riscos e expressões da vulnerabilidade social, em conformidade com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

UNIVERSO CULTURAL ANTARES - UCAT

Atuação na Favela de Antares em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

NossosProjetos.1
Home.5

1 - Oficinas Pedagógicas, Alfabeletrando, Matemagicando, LeiturArte e Informática - Elaboradas com base nas múltiplas inteligências, estimulando os potenciais cognitivos e oferecendo amparo ao aprendizado das competências técnicas obrigatórias no currículo escolar, capacitando as crianças, diminuindo o fracasso escolar e, consequentemente o desinteresse através de uma proposta diferenciada da construção do saber.

NossosProjetos.3
NossosProjetos.4

2- Atendimento, Apoio e Orientação Psicossocial – São realizadas atividades e atendimentos individuais e coletivos, voltados para crianças, adolescentes e seus familiares, com vistas à garantia e conhecimento a cerca dos direitos civis e sociais, promoção da formação crítica e cidadã, promoção da autonomia e do protagonismo infanto – juvenil. Orientações e mediações de conflitos, valorização do convívio familiar e comunitário, integração e facilitação dos processos grupais, planejamento de ações de defesas de direitos.  As ações visam fortalecer a criança e o jovem enquanto sujeito, promovendo assim a consolidação dos vínculos familiares e comunitários. Nos atendimentos coletivos são ofertados trabalhos lúdicos, dinâmicas de grupo, apresentação de filmes, atividades recreativas, entre outros, através de Oficinas temáticas, como: Construindo Saberes, Claves, Momento com Deus, Só Delas e Criarte.

 

3 - Samara Esporte Clube - O projeto visa proporcionar atividades esportivas e recreativas a crianças e adolescentes, nos espaços da comunidade e na unidade,  tendo como enfoque principal o esporte educacional e recreativo, buscando o desenvolvimento de práticas que possibilitem um melhor convívio social, criando estratégias para o repasse de valores, respeito às normas e regras.

NossosProjetos.5
NossosProjetos.17

OFICINA DE ESPORTE EDUCACIONAL

Atuação na Favela Pedra Lisa e Parceria com Sparta Esporte Clube no Morro da Providência, Centro do Rio de Janeiro

NossosProjetos.6
NossosProjetos.7

(Foto Acima) Parceria com SPARTA Esporte Clube

REMER - Minas

SÍTIO SHALOM

Serviço de Acolhimento Institucional, em Unidades Residenciais (Casas-Lares) em Aldeia, às crianças e aos adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva (ECA, art. 101), devido a negligências e violências. Localizado na cidade de Pequeri- MG, acolhendo crianças e adolescentes das cidades vizinhas e de pequeno porte. O objetivo é acolher integralmente as crianças e adolescentes, propiciando cuidados estáveis e de qualidade, pautados na inserção social e na resiliência. Promovendo a garantia de seus direitos ao convívio familiar e comunitário para que as mesmas, quando possível, retornem à família de origem ou sejam encaminhadas a famílias substitutas ou adotivas.

NossosProjetos.8
NossosProjetos.13

UNIVERSO CULTURAL CIDADANIA PELA CULTURA 

O projeto tem como objetivo a formação integral de crianças e adolescentes por meio das mais variadas formas e expressões culturais e artísticas. Tal iniciativa visa promover o acesso a informação de forma lúdica e participativa, trabalhando assim o fortalecimento da autoestima de cada integrante através de Oficinas de Música, Reforço Escolar, Artes, Literatura, Claves e Informática. O projeto foi estruturado e apoiado durante seus primeiros quatro anos de funcionamento pelo Instituto HSBC Solidariedade, Ministério da Cultura e Criança Esperança, que é um projeto da Rede Globo em parceria com  a Unesco.

NossosProjetos.9
NossosProjetos.14

REPÚBLICA DE JOVENS

Serviço  de Acolhimento, no Sítio Shalom, que oferece apoio e moradia para os jovens que completaram 18 anos e não foi possível a reintegração à família de origem ou a colocação em família substituta ou adotiva. Oferece atendimento durante o processo de desligamento gradativo do acolhimento institucional, promovendo a autonomia e desenvolvimento saudável.  Gradativamente os jovens vão assumindo suas despesas, até que consigam meios para  autogestão e auto-sustentação.

NossosProjetos.11

to top button