Em 1986, o Instituto Metodista, localizado na parte baixa do Morro da Providência no Rio de Janeiro, convidou Robert Smits para ser professor de educação física em uma quadra externa, na qual antes, mal era usada pelos próprios participantes do Instituto, pelo fato de crianças da própria comunidade descerem na mesma para jogar bola, pois era o único lugar livre e protegido que tinha para se brincar.
Sua tarefa era só a realização de atividades físicas até às 16h, sendo que apenas os alunos poderiam usar a quadra de esportes. E Assim começou nosso trabalho… E, mesmo passando por más situações, como xingamentos e algumas “pedradas”, vieram o resultados: atividades como vôlei, basquete e principalmente futsal foram fornecidos para todas os moradores da Providência em todas as idades, sem distinção, sem desigualdades. Lá dentro não existia classe social, racial, julgamentos, acusações, preconceitos e exclusão, todos tinham direitos, todos podiam brincar, jogar e lutar juntos pela sua equipe, por uma boa harmonia.
Em 1987 foi criada a Associação Sparta Esporte Clube, com o objetivo de afastar os meninos e meninas do mundo do crime, tirando-os das ruas, livrando-os da violência. E a cada ano, até os dias atuais, centenas de crianças e adolescentes participam das atividades.
No dia 12 de outubro foi celebrado com uma grande festa os 30 anos do Sparta. O presidente Pedro Branco, Educador Pelé, Professor Petróleo e Fundador Robert foram prestigiados com uma placa em homenagem a colaboração pelo trabalho.
A Associação Sparta, em parceria com REMER, continua ajudando crianças e adolescentes a enfrentar a vida e enxergar o mundo de uma maneira melhor, com um olhar de esperança, não apenas para o futuro, mas para todos os momentos da sua vida diária. Lembrando sempre que todos têm direito de serem felizes, de serem amados e possuem vida de grande valor.